Dica: Como  preparar um bom café em casa

Saiba como fazer um bom café

O cafezinho feito em casa pode ficar mais saboroso se pequenos detalhes forem seguidos.  Segue pequenas dicas de como fazer um bom café para quem não tem cafeteira.

  1. O Café:  Utilize o Café Cooperbac -Um café puro e de boa qualidade!
  2. A medida: cada um encontra a sua. Para começar a achar o ponto certo pode ser utilizado um copo de água de 250 mL para uma colher de sopa de pó de café.
  3. A água: se for direto da torneira, o gosto do café será diferente. Quanto mais pura a água, mais natural será o gosto. Pode-se utilizar água mineral ou filtrada. Se ferver a água, deixe esfriar até uns 90ºC, antes de despejá-la no pó. Isso remove o café e o sabor é liberado igualmente, sem, entretanto queimar o café e aumenta o gosto amargo.
  4. O filtro:
    1. Filtro de papel – deve-se despejar um pouquinho de água na base do pó e depois, a um palmo de distância e lentamente ir despejando o restante da água.
    2. Coador de pano – o pó de café deve ser misturado na água e depois o líquido deve ser despejado. Osório recomenda que o café seja tomado sempre fresquinho. “Depois de uns trinta minutos, mesmo conservado em garrafa térmica, o sabor não é mais o mesmo, pois acontece a oxidação do café (liberação de oxigênio e propriedades benéficas)”.
  5. O pó: Coloque o pó do Café Cooperbac em um recipiente bem fechado e dentro da geladeira.

Dicas importantes:

Se desejar café bem quente, escalde o recipiente, bule ou garrafa térmica, antes de fazer o café. Quando novos, os coadores de pano devem ser fervidos em água com café para retirar a goma ou outros resíduos e para que eles adquiram o aroma do café. Após o uso o coador devera ser lavado só com água (nunca com detergente) e guardado dentro da geladeira.

BOM CAFÉ!!!

Alhueres (Osório Leme)

Um comentário em “Dica: Como  preparar um bom café em casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.