Beber café pode ajudar a prevenir câncer de fígado, sugere o estudo

Os pesquisadores descobriram que as pessoas que bebem mais café têm menor probabilidade de desenvolver câncer hepatocelular (HCC), a forma mais comum de câncer de fígado primário – e o efeito foi mesmo encontrado no café descafeinado.

Especialistas da Universidade de Southampton e da Universidade de Edimburgo examinaram dados de 26 estudos envolvendo mais de 2,25 milhões de participantes.

Comparado com pessoas que não bebiam café, aqueles que bebiam uma xícara por dia tinham um risco 20% menor de desenvolver HCC, de acordo com o estudo, publicado na revista BMJ Open.

Aqueles que consumiram duas xícaras por dia tiveram um risco reduzido de 35% e para aqueles que beberam cinco xícaras, o risco foi reduzido para metade. Eles descobriram que o efeito protetor para descafeinado era “menor e menos seguro do que para café cafeinado”.

Os autores escreveram: “Pode ser importante para o desenvolvimento do café como um estilo de vida intervenção na doença hepática crônica, como café descafeinado pode ser mais aceitável para aqueles que não bebem café ou que limitam o seu consumo de café por causa da cafeína sintomas relacionados.

O autor principal Dr. Oliver Kennedy, da Universidade de Southampton, disse: “O café é amplamente acreditado para possuir uma gama de benefícios para a saúde, e estes últimos resultados sugerem que poderia ter um efeito significativo sobre o risco de cancro do fígado.

“Não estamos sugerindo que todos devem começar a beber cinco xícaras de café por dia. É preciso haver mais investigação sobre os potenciais danos da alta ingestão de cafeína, e há evidências de que deve ser evitado em certos grupos, como as mulheres grávidas.

“No entanto, as nossas descobertas são um importante desenvolvimento, dada a crescente evidência de HCC globalmente e seu mau prognóstico”.

O professor Peter Hayes, da Universidade de Edimburgo, acrescentou: “Temos mostrado que o café reduz a cirrose e também o câncer de fígado de uma maneira dependente da dose.

“O café também tem sido relatado para reduzir o risco de morte por muitas outras causas. Nossa pesquisa adiciona à evidência que, com moderação, o café pode ser uma medicina natural maravilhosa. “

Dados do Office for National Statistics mostram que em 2015, 4.673 novos casos de câncer de fígado foram diagnosticados na Inglaterra.

Fonte: The Guardian

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *