Lançamento do PECSOL no território Sudoeste Baiano

Nos dias 16 e 17 de Julho de 2019 foi realizado o Primeiro Módulo do PECSOL no território Sudoeste Baiano, na Sede da Cooperbac, situada  em Barra do Choça, a ´´ Terra do Café´´,, e contou com a participação de aproximadamente 25 pessoas, oriundas de sete cooperativas , sendo cinco cooperativas já se formalizaram em Rede: a Rede Gavião.

O módulo discutiu junto aos participantes as diretrizes do cooperativismo solidário, o planejamento estratégico e a importância da articulação em rede .

O Programa de Educação do Cooperativismo Solidário (PECSOL) é uma iniciativa da Unicafes Nacional em parceria com o Sescoop e está sendo realizando em todas as regiões do país. O programa vai levar a formação cooperativista para qualificação da Gestão e governança das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária.
Serão 64 horas de formação presencial e 64 horas de multiplicação nas cooperativas.

Na Bahia serão realizadas 4 turmas nos territórios Bacia do Jacuipe, Portal do Sertão, Sisal e Sudoeste Baiano, contemplando aproximadamente 100 pessoas distribuídas em 30 empreendimentos.

A Bahia participou da fase piloto do Programa no ano de 2018 e foi um dos estados que mais trouxe resultados para as cooperativas empreendimentos. Tornando-se modelo de metodologia para os demais estados.

Nos territórios de identidade participantes da Bahia a Unicafes conta com o apoio das cooperativas e centrais.
No Sudoeste Baiano a Cooperbac e a Rede Gavião tem contribuído significativamente com a mobilização, articulação e formação das cooperativas participantes.

Compreendendo e sensibilizando os participantes para a importância da Educação para a transformação das cooperativas!

Outro ponto significativo tem sido a discussão com a Universidade Estadual do Sudoeste Baiano – UESB para contribuir na discussão dos módulos e na certificação dos participantes.

A próxima aula será realizada no mês de setembro, na cidade de Barra do Choça na Sede da Cooperbac

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *