Quem somos

A Cooperativa Mista dos Pequenos Cafeicultores de Barra do Choça e Região LTDA. – COOPERBAC fundada em 20 de dezembro de 2007, é fruto do Desenvolvimento Regional Sustentável – DRS do Banco do Brasil, que  tinha como objetivo o de constituir/organizar uma cooperativa de agricultores na região, o que de fato ocorreu após 02 (dois) anos de reuniões para sensibilização, capacitação, formação e legalização. Desde a sua fundação, a COOPERBAC não tem medido esforços na busca de, cada vez mais, valorizar cada um dos seus 153 cooperados (as), com ações afirmativas de agregar valor ao nosso principal produto que é o Café, tendo como meta a busca de mercados para a comercialização justa e solidária.

A Cooperbac entendendo a importância de um trabalho em rede, é filiada a União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bahia, Rede de Cooperativas Vale do Gavião e Arco Serão.

No ano 2011 conseguimos o registro de nossa primeira marca de café – ‘Café Cooperbac’.

No ano de 2012 o Café Cooperbac conquista o Selo da Agricultura familiar, o que lhe garante ser um produto saudável, produzido por Agricultores Familiares, respeitando o Meio Ambiente e com responsabilidade social.

O Governo do Estado da Bahia, através da Companhia de Ação Regional – CAR, assina em março de 2014 um convênio com a COOPERBAC para a instalação de uma Unidade de Torrefação e Moagem de Café que em 17 de junho de 2016 começou a funcionar.

A Fundação Banco do Brasil, através da certificação do Desenvolvimento Regional  Sustentável,  assinou em 2015 com a Cooperbac um Convênio para aquisição de um 01 (um) caminhão para transporte do café produzido pelos cooperados. Também através da Fundação Banco do Brasil, a Cooperbac conseguiu uma Máquina para  Descascar e outra para Classificar o café cru.

Através da Cooperativa de Trabalho da Região Sudoeste da Bahia LTDA – COOPERSUBA e do Centro de Convivência e Desenvolvimento Agroecológico do Sudoeste da Bahia – CEDASB os nossos agricultores recebem assistência.

A Câmara e a Prefeitura Municipal de Barra do Choça nos ajudou na aquisição do terreno onde hoje está instalada as unidades de Torrefação, Moagem e Empacotamento de café e a unidade de Beneficiamento e classificação de café.

Através de Programas Governamentais como o Programa Nacional de Alimentação escolar – PNAE, comercializamos a produção dos cooperados para escolas municipais, e escolas estaduais.

A Cooperbac, através de um amplo dialogo com seus parceiros e cooperados (as) já está se preparando para produzir Café Gourmet e em Cápsulas, desenvolver outras marcas e implantar um laboratório de análise do café, além de estarmos sempre mobilizando os agricultores para a discussão da agricultura familiar em todo o ciclo de produção, tais como: meios de produção, custos de produção, preço mínimo, produtividade, variedades, os consórcios para mantermos a sustentabilidade ambiental e econômica das propriedades, absorção do nível de tecnologia pelos agricultores familiares, tamanho da área a ser plantada, comercialização e o beneficiamento.